Informativo Informativo AeroCats_Edição Maio 2018 SIB 2018-08 MOL-18-0014

SIB 2018-08 – In-Flight Fuel Management — Phraseology for Fuel-Related Messages between Pilots and Air Traffic Control As situações envolvendo nível mínimo de combustível vem sendo objeto de diversas investigações de acidente ou incidente aeronáutico. Além disso, as informações recebidas através dos relatórios de ocorrência mandatórios da EASA relacionados à combustível indicam que a declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO tem sido frequentemente mal interpretada ou mal utilizada por pilotos e ATC. O Safety Information Bulletin SIB 2018-08 foi emitido pela EASA para alertar sobre os procedimentos corretos para declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO (veja a íntegra do texto da SIB 2018-08 anexo a esse informativo).

  • Recomendações da EASA aos operadores: 
 
  1. Utilizar as referências fornecidas no SIB 2018-08 para rever e alterar, conforme necessário, os procedimentos de gerenciamento de combustível em voo e a fraseologia correspondente;
  2. Reforçar nos treinamentos que a declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO não é uma declaração de emergência, mas apenas indica que uma situação de emergência pode ocorrer caso ocorra um atraso adicional;
  3. A chamada “PAN PAN PAN” não deve ser utilizada em substituição à declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO.

Gulfstream MOL-18-0014 – Controller-Pilot Data Lin  Communications Uplink Latency Monitor

Em abril/2018 o North Atlantic Operations (NAT OPS) emitiu um boletim alertando os operadores que algumas regiões da International Civil Aviation Organization (ICAO) estão em processo de implementação dos mínimos reduzidos de separação lateral e longitudinal baseados nas especificações RCP 240 e RSP 180 do Performance Based Communication and Surveillance (PBCS). 

A implementação da mensagem SET MAX UPLINK DELAY VALUE to [xxx] SECONDS irá iniciar na região do NAT em 24 de maio de 2018. A tripulação de aeronaves que utilizam o Controller-Pilot Data Link Communications (CPDLC) precisam estar familiarizadas com a forma de responder a esta mensagem do CPDLC após entrar em cada área controlada. 

Os operadores de Gulfstream podem acessar o site MyGulfstream.com e selecionar “Flight Ops – Waypoints” para obter maiores informações. Demais operadores devem procurar maiores informações com o fabricante de sua aeronave. (veja a íntegra da circular Gulfstream MOL-18-0014 anexo a esse informativo).

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