INFORMATIVO AEROCATS_EDIÇÃO MAIO 2018 SIB 2018-08_ MOL-18-0014

Como ADM: “Aeronautical Decision Make” E pensando em segurança a AeroCats

SIB 2018-08 – In-Flight Fuel Management — Phraseology for Fuel-Related Messages between Pilots and Air Traffic Control As situações envolvendo nível mínimo de combustível vem sendo objeto de diversas investigações de acidente ou incidente aeronáutico. Além disso, as informações recebidas através dos relatórios de ocorrência mandatórios da EASA relacionados à combustível indicam que a declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO tem sido frequentemente mal interpretada ou mal utilizada por pilotos e ATC. O Safety Information Bulletin SIB 2018-08 foi emitido pela EASA para alertar sobre os procedimentos corretos para declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO (veja a íntegra do texto da SIB 2018-08 anexo a esse informativo).

  • Recomendações da EASA aos operadores:
 
  1. Utilizar as referências fornecidas no SIB 2018-08 para rever e alterar, conforme necessário, os procedimentos de gerenciamento de combustível em voo e a fraseologia correspondente;
  2. Reforçar nos treinamentos que a declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO não é uma declaração de emergência, mas apenas indica que uma situação de emergência pode ocorrer caso ocorra um atraso adicional;
  3. A chamada “PAN PAN PAN” não deve ser utilizada em substituição à declaração de COMBUSTÍVEL MÍNIMO.

Gulfstream MOL-18-0014 – Controller-Pilot Data Lin Communications Uplink Latency Monitor

Em abril/2018 o North Atlantic Operations (NAT OPS) emitiu um boletim alertando os operadores que algumas regiões da International Civil Aviation Organization (ICAO) estão em processo de implementação dos mínimos reduzidos de separação lateral e longitudinal baseados nas especificações RCP 240 e RSP 180 do Performance Based Communication and Surveillance (PBCS).

A implementação da mensagem SET MAX UPLINK DELAY VALUE to [xxx] SECONDS irá iniciar na região do NAT em 24 de maio de 2018. A tripulação de aeronaves que utilizam o Controller-Pilot Data Link Communications (CPDLC) precisam estar familiarizadas com a forma de responder a esta mensagem do CPDLC após entrar em cada área controlada.

Os operadores de Gulfstream podem acessar o site MyGulfstream.com e selecionar “Flight Ops – Waypoints” para obter maiores informações. Demais operadores devem procurar maiores informações com o fabricante de sua aeronave. (veja a íntegra da circular Gulfstream MOL-18-0014 anexo a esse informativo).

ança na Plataforma Ead AeroCats um Curso Grátis de CRM/Fatores Humanos. Após a leitura Clique no link e saiba mais! It is generally understood that most accidents are the result of the pilot’s actions, including tHe deciSionS tHat tHey maKe. This leaflet explains some of the factors that influence how the pilot’s decisions affect the safety and survival of the aircraft and its occupants. Every flight requires the pilot to make decisions. Some are between two exclusive choices; the ‘go/no-go’ decision. Others require the pilot to work out a course of action from available information. The same factors affect both types of decision. However, it is most important that the pilot is aware of the situation at all times and must be able to recognise early that a decision is necessary.